Dica Chic: Exposição Ocupação Zuzu!

A Dica Chic de hoje é muito especial para mim, é a exposição Ocupação Zuzu, que homenageia a estilista Zuzu Angel, uma das estilistas brasileiras mais importantes para a nossa cultura de moda, e minha estilista brasileira preferida!

foto_ocupacao_zuzu_angel_2

Zuzu Angel foi pioneira em não apenas utilizar a moda como manifestação política, mas foi a primeira a se preocupar com a brasilidade em sua criação e também a inserir o bordado nacional em suas peças.  Propôs um Prêt- à –Porter de luxo com uma identidade nacional e local. A estilista tinha a intenção de fazer uma moda sem fronteiras, ou seja, que poderia ser usada em qualquer lugar do mundo, seguindo as tendências de moda e principalmente as necessidades da mulher moderna, porém, cada vez mais brasileira, sempre buscando referências da cultura local para agregar e destacar o seu trabalho como criadora.

WP_001685

A exposição tem curadoria de Hildegard Angel, filha da estilista, e cenografia de Valdy Lopez Jn. A Exposição Ocupação tem a principal intensão de tratar a moda como expressão artística e também reflexão cultural.

A Ocupação Zuzu, possui quatro andares dedicados a exposição de vestidos originai da estilista, desenhos, estampas e cartas, além de de várias referências que ajudam o visitante a entrar na atmosfera de criação da estilista.

WP_001691

As criações de Zuzu Angel são separadas em dois momentos na exposição, no primeiro o visitante é convidado a entrar no universo criativo da estilista, entre revistas de costura, de moldes e de moda da época, croquis, desenhos e estudos de estampas e bordados, entre os vestidos originais da estilista e também pelo ateliê criado para captar toda essa atmosfera de criação de moda.

WP_001681

WP_001695 WP_001694 WP_001699 WP_001689 WP_001684

No segundo momento, o visitante é convidado para entrar no universo da luta de Zuzu Angel contra a repressão da ditadura, que prendeu e matou seu filho Stuart Angel. Neste período Zuzu Angel utilizou moda, como um meio de protestar e se fazer ouvir no meio da censura da ditadura.  Nesta parta da exposição é possível sentir um pouco de toda a dor, revolta e força para lutar que rodeava a criação da estilista.

20140418_175543000_iOS WP_001712 WP_001717 WP_001716

Esse sentimento é ampliado pelas performances de atrizes que vestidas com réplicas dos vestidos assinados por Zuzu Angel, desfilam entre a exposição lendo e interpretando as cartas que Zuzu Angel enviava para amigos e autoridades em busca de seu filho Stuart. As performances são dirigidas pela estilista Karlla Girotto, e acontecem de quinta a domingo, das 14hrs ás 20hrs.

Ocupação Zuzu

LocalItaú Cultural

Data: De 1 de abril a 11 de maio!

Horário: terça a sexta das 9h às 20h (permanência até as 20h30); sábado, domingo e feriado das 11h às 20h

Performance no Espaço Expositivo:Quinta a domingo, das 14h às 20h

Entrada franca

Imagens: Bruna Baraldi – Blog Chic Boom

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s